Muitos que chegam ao Cantinho, online ou fisicamente, descobrem a pequena Mercês, município de pouca fama, mas querido em nossos corações e rico na história.
Hoje, vamos te contar um pouquinho sobre o lar de nossa loja de artesanatos, sobre como uma capelinha com coberta de folhas de palmito se tornou um município.
Capelinha das Mercês, como foi inicialmente chamada, começou como uma pequena capela coberta de folhas de palmito, dando origem à povoação de Mercês do Pomba, já que o local pertencia a Rio Pomba (MG), e era frequentada principalmente por moradores de Barbacena.
Em 1791, o padre Jacó Henrique Pereira Brandão, primeiro capelão, instituiu o patrimônio. Em 1811, a capela foi ampliada pelos moradores locais e um novo cemitério foi construído próximo à nova igreja. A proximidade com a estrada entre Vila Rica e o RJ impulsionou o crescimento do povoado e de construções, explicando a extensão e desalinhamento da rua principal.
Em 7 de abril de 1841, a freguesia de Nossa Senhora das Mercês foi criada e, em 1882, a Matriz foi construída por iniciativa do vigário, padre Luís Carlos da Rocha.
Em 30 de agosto de 1911, o município de Mercês do Pomba foi criado, desmembrado de Rio Pomba e, em 7 de setembro de 1923, o município passou a, finalmente, ser denominado apenas Mercês, como todos conhecem hoje.
Aqui, além de explorar os museus que encantam os amantes de história, você pode visitar o Cantinho do Artesanato e levar para casa uma memória palpável, linda e com sua própria história. Venha visitar nossa amada Mercês e não deixe de dar uma passadinha na loja!