O artesanato mineiro é uma explosão de cores, estilos e materiais. Por isso mesmo entendemos que é uma mistura de várias influências diferentes.
Em nosso blog já falamos de algumas delas, e hoje resolvemos falar de uma que pouca gente fala, a indígena, sim dos brasileiros que já estavam aqui antes do Brasil ser Brasil.
A influência indígena contribui para a riqueza do artesanato mineiro. A cerâmica, por exemplo, é uma das áreas onde essa influência é mais visível, tendo em vista que algumas das técnicas usadas hoje já existiam aqui antes dos portugueses.
Na pintura, em várias regiões do estado, os artistas incorporam técnicas passadas de geração a geração por ali, oriundas de povos originários também.
Até mesmo nas esculturas de madeira com temáticas de animais, há muita influência indígena, afinal os povos originários sempre retrataram o que viram. Você já tinha parado pra pensar nisso? O artesanato mineiro é rico e plural, carrega em si uma carga histórica fantástica, e por isso encanta tanto.