Quando a gente diz que Minas é um mundo dentro do outro mundo, o povo acha que é exagero, mas não é. Até o copo americano foi inventado aqui.
Também conhecido como Lagoinha ou Nadir Figueiredo, dependendo de onde você esteja, o copo americano é o xodó entre os muitos fãs da cerveja.
Criado por um mineiro de São João del Rei, chamado Nadir Dias Figueiredo, em 1947, em São Paulo. O modelo ganhou o nome de “americano” por ser fabricado com máquinas que vieram dos Estados Unidos.
Os 9 cm de altura, 6,5 cm de diâmetro e 190 ml de capacidade chamaram a atenção, inicialmente, pela resistência: não quebrava e não rachava, mesmo caindo no chão. Depois percebeu-se que o danado tinha o tamanho exato para não esquentar a cerveja e nem gear o café. Virou então referência.
Além do tamanho tradicional, de 190 ml, o copo ganhou outras versões, que vão de miniaturas para doses, com 45 ml, até jarras de 1L.
Design arrojado que ultrapassou fronteiras
O copo americano se tornou um verdadeiro ícone pop nacional. Ele foi parar no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque como um dos símbolos do design brasileiro.
Pois é, a gente vai contando essas prosas e mostrando Minas por aqui, enquanto usa um copo americano criado por mineiro, pra tomar um “dedin” de café. Até a próxima.
Foto: Ammas Del-Rei