O Feijão Tropeiro é um prato delicioso, feito principalmente com feijão, carne seca, toucinho e farinha de mandioca ou milho. Muito popular nos estados de Minas, São Paulo e Goiás, ele representa a miscigenação da cultura gastronômica brasileira com referências da culinária portuguesa, indígena e africana dentro de um contexto nômade conhecido como Tropeirismo.
Muitos acreditam que ele nasceu aqui em Minas, mas o fato é que não sabemos a origem exata, já que o movimento do tropeirismo era muito forte nos estados acima citados. Apesar disso, é aqui que ele é mais tradicional, e é aqui que se come o tradicional tropeiro em todo canto que se chegue.
Tropeiro dos tropeiros
O Tropeirismo era a atividade comercial realizada pelos Tropeiros, que eram carregadores de mulas, gados, cavalos e comerciantes, que atuavam principalmente entre as regiões centro-oeste e sudeste do Brasil durante os séculos XVII e XX.
Para facilitar o transporte de alimentos, os tropeiros costumavam carregar ingredientes secos e não perecíveis, como farinha de mandioca, farinha de milho, feijão, toucinho, charque, sal e café. Esses ingredientes formavam a base da dieta deles. Os mantimentos e utensílios de preparo eram carregados dentro das bruacas que eram caixas de couro presas nas cangaias dos animais de transporte.
E assim, da praticidade e da necessidade, nasceu essa iguaria. Você sabia?